Sociedade de Auxílio à Maternidade e à Infância
Promovendo Vidas e Valores

Finalidade Estatuária

De acordo com o art. 3o de seu Estatuto Social, a SAMI tem como finalidade:

I. Manter departamento especializado para estudo, divulgação, prevenção, proteção e atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência, abuso e exploração sexual e suas famílias;

II. Prestar atendimento, orientação e apoio sócio assistencial às famílias vinculadas à Associação;

III. Desenvolver a cidadania através de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, dirigidos às crianças e adolescentes na faixa etária de seis até dezoito anos incompletos;

IV. Estimular o desenvolvimento integral, atuando nas áreas culturais, recreativas, literárias e de iniciação profissional;

V. Proteger a maternidade e infância em situação de vulnerabilidade social no âmbito municipal, prestando assistência social por ocasião do nascimento e atendendo suas famílias.

Parágrafo primeiro –  A SAMI também se compromete a:

I. Estimular e apoiar o trabalho voluntário, aceitando o voluntariado através de contrato pertinente em atenção à legislação referente à matéria.

II. Estimular e contribuir para eventos de estudos, lazer, cultura e projetos afins, em prol de seu público alvo e da sociedade em geral.

III. Manter intercâmbio com outras instituições governamentais ou não, a fim de promover eventos que visem sensibilizar a sociedade frente à violação de direitos das crianças e adolescentes.

IV. Publicar, divulgar e colocar a disposição de entidades afins, materiais pertinentes aos seus projetos ou a projetos apoiados por sua Associação.

V. Colaborar e assessorar tecnicamente organismos responsáveis por políticas públicas, quando solicitado, em questões pertinentes aos objetivos da Associação.

VI. Associar-se em regime de parceria ou convênio, com outras Entidades, governamentais ou não, operando com elas para consecução de seus objetivos.

VII. Observar as Normas Brasileiras de Contabilidade e dar publicidade ao relatório de atividades e demonstrações financeiras, incluídas as certidões negativas de débitos com a Previdência Social e com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS colocando-os à disposição, para exame de qualquer cidadão.

Parágrafo Segundo – A SAMI prestará serviços gratuitos, de forma regular e permanente, sem qualquer discriminação de clientela, bastando para tanto que a pessoa que a procure atente ao que dispõe este artigo.